Expedição Zogue-Zogue-de-Mato-Grosso
Com o projeto aprovado pelo Re:wild, fizemos nossa Primeira Expedição em busca do zogue-zogue-do-mato-grosso em dezembro de 2022. Integrou a primeira equipe de campo o Dr. Jean Boubli (Univeristy of Salford), Dra. Christine Steiner (IEco/pesquisadora associada da UFMT), Dr. Thiago Semedo (Universidade do Porto) e Dr. Gustavo Canale (IEco/docente da UFMT).
Expedição Zogue-Zogue-de-Mato-Grosso

Nesta expedição, a equipe teve o objetivo de procurar as populações do limite sul e oeste da distribuição geográfica deste primata. Este primata leva o nome científico de Plecturocebus grovesi. Está criticamente em perigo de extinção porque as florestas onde vive estão sofrendo com incêndios florestais, sendo substituídas por imensas plantações de soja/milho e sendo inundadas por represas formadas pela construção de hidrelétricas. De barba laranja e vocalização inconfundível, passou desapercebido aos olhos dos cientistas até 2019, quando Jean Boubli e colaboradores descreveram este zogue-zogue como uma nova espécie, com base em estudos filogenéticos e morfológicos. De todo o planeta, este zogue-zogue só ocorre no norte do estado do Mato Grosso e ainda é um dos menos conhecidos da ciência.

Em março 2023, o discente Fabio Nascimento da UESB- PPGGBC participou da expedição junto à orientadora Christine Steiner e Gustavo Canale. Ao longo de 2023, Christine Steiner e Gustavo Canale fizeram outras expedições, incluindo os municípios de Diamantino e Nobres.

Este projeto tem apoio da Re:wild, com execução do Instituto Ecótono, University of Salford – UK, Universidade do Porto, Portugal e UFMT. A Pousada Jardim da Amazônia se tornou parceira deste projeto, e agradecemos todo o apoio que a família Zanchet deu à equipe da expedição.