Estação de Pesquisa Jardim Amazônia
A Estação de Pesquisa foi idealizada em dezembro de 2022 por pesquisadores da UFMT e University of Salford, quando visitaram a região durante a Primeira Expedição Zogue-Zogue-de Mato-Grosso. Está sendo implementada pelo Instituto Ecótono, e promove cursos, oficinas e projetos sobre a biodiversidade local, com base em métodos científicos, que dão subsídios ao empreendimento turístico. Também fortalece a adoção de boas práticas nas ações de turismo e pesquisa.
Estação de Pesquisa Jardim Amazônia

A Estação de Pesquisa Jardim da Amazônia, em sua fase inicial, conta com a infraestrutura da Pousada Jardim da Amazônia, localizada no município de São José do Rio Claro – MT, Brasil. Esta pousada é um dos locais do Brasil mais visitados por observadores de vida silvestre desde o fim da década de 1990, porque está entre os quatro locais com maior número de espécies de aves.

O Acervo Digital da Estação de Pesquisa Jardim Amazônia já está sendo formado, com uma base de dados, imagens e sons da biodiversidade local. Qualquer pessoa pode contribuir com a coleta de dados de avistamento de espécies, participar de cursos e oficinas, tendo seus vídeos e fotografias como parte do acervo. O conhecimento científico da biodiversidade local é usado para a elaboração de materiais informativos e planejamento de futuras trilhas autoguiadas. Os locais de maior registro de espécies de interesse turístico estão sendo identificados, assim como os horários de atividade de animais, sítios de alimentação e locais de dormida, entre outras informações relevantes para a conservação. Estas informações também serão úteis para aumentar a chance de turistas avistarem a fauna, o que promove sensibilização.